professores

descobri o yoga sensivelmente em 97/98 e ao longo destes anos desenvolvi a minha prática com vários professores de diferentes metodologias. os últimos cinco anos tenho me dedicado ao estudo e à prática do método Iyengar. durante este percurso surgiu a oportunidade de partilhar com os outros a minha experiência e vivência do yoga. estou grata a todos os que me têm apoiado neste caminho.

o yoga entrou na minha vida há cerca de 20 anos como praticante e desde o primeiro momento senti que essa prática milenar era aquilo que procurava há muito tempo para encontrar o meu próprio equilíbrio e bem-estar. em 2015 fiz o curso de yoga para crianças, adolescentes e famílias, com Ana Salazar (Yoga Total Kids), tendo como principal objetivo a procura de novas “ ferramentas”, com as quais me identificasse, para me auxiliar a lidar com os desafios diários, que constitui trabalhar com crianças e jovens (sou professora de terceiro ciclo e secundário e, atualmente, sou mediadora para o sucesso escolar). mais tarde, em 2018, fiz um curso complementar com Gurudass Kaur – Childplay Yoga, o que me ajudou a melhorar, ainda mais, os meus conhecimentos. em 2016, iniciei-me a minha prática de Kundalini Yoga, como ensinado por Yogi Bhajan, o que se tem tornado numa aventura muito feliz. encontro-me neste momento a terminar o curso de Shakti Dance, pela certificadora Yoga Alliance International.

iniciei a prática de Yoga em 2004, na procura de paz e bem-estar. tive a sorte de ter encontrado excelentes professores, que me foram passando este conhecimento prático e técnico que é o Yoga. terminei o curso de instrutores no Centro Português de Yoga, com o professor Carlos Rui Ferreira em 2014. dou aulas desde então, procurando passar o conhecimento que tenho desta técnica.

comecei a praticar yoga há cerca de 20 anos, com a professora Sílvia Andrade. A experiência foi tão enriquecedora e transformadora que, após alguns anos como praticante, senti uma imensa vontade de transmitir esta mensagem. de técnica de marketing, gradualmente, trilhei o caminho como instrutora de yoga. certifiquei-me, em 2009, no Centro Português de Yoga, sob a orientação do professor Carlos Rui Ferreira. em 2013, conheci o método Iyengar, no qual tenho vindo a aprofundar os meus estudos, com os professores Billy Konrad, Patxi e Christian Pisano. os estudos feitos nas viagens à India, desde 2009, ajudam a complementar o meu crescimento, como praticante e professora.

desde os 20 anos que pratico yoga. também por essa altura tornei-me vegetariana. comecei com o Swasthya Yoga. mais tarde, quando vivia em Madrid, descobri o Ashtanga Yoga e o meu primeiro professor foi Borja Romero. em Lisboa pratiquei com a Isa Guitana, na Casa Vinyasa e mais tarde com o Francisco Rodrigues, no Yoga Lisboa, no Chiado. Viajei para Goa, na Índia, e estive a estudar Vinyasa Flow no Kranti Yoga. em Bali, na Indonesia, aprendi YinYoga e Yoga Restaurativo no Serenity Eco Guest House and Yoga. em 2017, certifiquei-me como professora de yoga pela Yoga Alliance Teacher Training no Abhyasa Yoga Center com o professor Hugo Abecassis. o seu conhecimento em Iyengar Yoga, despertou-me o interesse em aprender mais sobre esta prática. atualmente pratico com a Carla, no Yoga Shala Alvalade, onde ensino Yin Yoga, todas as quintas-feiras, às 13 horas. para mim Yoga é, uma constante aprendizagem. com os outros, os nossos professores. com a nossa prática diária, o auto-estudo. e a ensinar, partilhar com os alunos o conhecimento.

na sala pouco iluminada, de paredes escondidas por panos indianos, uma gruta de yoga, lembro-me de estender a mão até à minha mãe, durante o relaxamento. Talvez a evocação do cadáver, em savasana, me assustasse. foi mais ou menos assim, pela mão da minha mãe, o princípio da minha história com o yoga, na sala do professor Manzarra, noutras salas, em casa. depois afastei-me durante alguns anos e quando voltei foi para ficar. pratiquei com vários professores, de diversas escolas, em Portugal e na Índia. há alguns anos atrás, senti que era o momento de começar a partilhar as práticas e técnicas cujos benefícios sentia de forma tão clara. a Carla abriu-me com generosidade as portas deste nosso espaço e o caminho alargou-se. além da participação regular em retiros, cursos e palestras de yoga, meditação budista e mindfulness, completei o curso dot-b, da Mindfulness in Schools Project com Kevin Hawkins e Paula Kearney, e o Professional MBSR Teacher Training, da UCSD Center for Mindfulness, com Steven Hickman e Alan Goldstein, assim como todo o processo de qualificação para instrutora de mindfulness dessa instituição. estou ainda a frequentar o último ano do curso de formação de instrutores do CPY, com orientação do professor Carlos Rui Ferreira, com quem pratico há mais ou menos duas décadas.